terça-feira, 19 de maio de 2015

Explicação do edital do Concurso de Escrevente Técnico Judiciário do TJ/SP 2015



Olá pessoal!!!


Hoje vamos falar de uma peça chave para que possamos entender as regras do jogo: o EDITAL. Os concursos anteriores ao edital de 2014 apenas cobravam na segunda fase a ‘digitação’, que já era de caráter eliminatório. No edital de 2014 a VUNESP trouxe uma inovação na prova da segunda fase, qual seja, além da digitação a ‘formatação’. No edital de 2015 seguiu as mesmas regras do edital de 2014, ou seja, na segunda fase serão cobradas Digitação e Formatação.

Partindo dessa premissa deixaremos dois alertas:

a) A segunda fase tem caráter ELIMINATÓRIO. Então, por favor, comecem a treinar o quanto antes, pois a prova não é tão simples quanto parece.
b) No dia da prova favor chegar com pelo menos 1 hora de antecedência, pois os portões fecham 30 minutos antes da hora marcada para a sua prova (em outro post falaremos mais sobre esse tópico).

Agora vamos para análise do edital quanto ao julgamento da prova prática. Como já mencionado a prova conterá duas atividades: Digitação e Formatação. Vejamos:

1) DIGITAÇÃO (falaremos da digitação primeiro, pois no dia da prova de 2014 ela foi realizada antes da formatação) :

1.1)  Prova

No dia da prova será entregue um texto impresso, com aproximadamente 1800 caracteres, e você terá que digitá-lo em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de software específico para uso na prova (já adianto que não é o Word), em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.

1.2)  Pontuação e tempo

A digitação valerá de 0(zero) a 8(oito) pontos.
A nota 8 (oito) será atribuída à transcrição integral do texto, sem erros, em no máximo 11 (onze) minutos.

1.3)   Erros

Os erros serão contados caractere a caractere (a mais, a menos ou diferente), em comparação com o texto original, considerando-se erro toda e qualquer divergência, ou seja, tudo que for digitado a mais e/ou a falta de digitação do texto original será considerada como erro. A correção considerará como correto, somente a cópia fiel do texto que será fornecido para a digitação.

Para cada erro cometido será descontado 0,05 ponto, ou seja, cada caractere errado, a mais ou sua falta será descontado 0,05.

Obs.: Lembrando que o espaço é considerado como caractere.

2)FORMATAÇÃO (a formatação é realizada depois da digitação) – Não é o mesmo texto da digitação. O fiscal vem até sua mesa, salva a digitação e abri um novo texto no Word para formatação, ou seja, o texto da formatação é preestabelecido pela banca.  As instruções são dadas em uma folha impressa e na formatação é utilizado o editor de texto Microsoft Word 2010.

2.1 Erros

Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.

2.2 Pontuação e tempo

A formatação será pontuada de 0 (zero) a 2 (dois) pontos.
 A nota 2 (dois) será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 (cinco) minutos.

2.3 Correções

Caso o candidato termine a formatação do texto antes de se esgotarem os 5 (cinco) minutos e, queira, poderá realizar correções na formatação.

RESUMINDO:

Um comentário:

 

Total de visualizações de página